Normas de Trabalho

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- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

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Prazos

Datas Importantes

Submissão do resumo: 23 de fevereiro de 2018 estendido até o dia 15 de março de 2018
Resultado Final: 16 de março de 2018
Envio de trabalho completo: 30 de abril
 

Submissão

Trabalho Completo

Os resumos serão recebidos apenas por formulário online através da Área do Participante até o dia 30 de abril de 2018, às 23h e 59min (horário de Brasília);Trabalho Científico e de acordo com o template.
 

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderão; submeter o resumo
Apenas o autor principal poderão indicar os coautores do trabalho, sendo que estes devem estar cadastrados no sistema.
O pagamento da inscrição do autor principal é obrigatório para que o trabalho seja publicado nos Anais.

Submissão

Modalidades/Idiomas

Modalidades: Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência
Comunicação Oral: Pesquisa Concluída.
Pôster: Pesquisa em Andamento.
Relato de Experiência: Práticas escolares, universitárias e de formação docente; Ativismos e os movimentos sociais; Produções culturais e artísticas
Idiomas: Português
 


As normas a seguir deverão ser consideradas para envio de resumos e trabalhos nas modalidades Comunicação Oral, Pôster e Relatos de Experiências.

  1. No caso de Comunicações Orais e Pôsteres, serão aceitos apenas trabalhos inéditos, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e discussões sobre práticas, dentre outras.
  2. No caso de Relatos de Experiência, serão aceitos apenas trabalhos que relatem atividades, projetos, produção/uso de materiais, produções artísticas, etc. que tiverem relação direta com as temáticas do evento.
  3. A publicação dos trabalhos nos Anais estará condicionada à avaliação dos(as) coordenadores(as) dos EDIS e/ou do Comitê Científico.
  4. A publicação dos trabalhos nos Anais estão condicionadas à avaliação como aceito e ao pagamento da inscrição do autor e coautores.
  5. Somente os(as) autores(as) poderão apresentar o trabalho aprovado.
  6. A aprovação dos trabalhos para publicação tomará como critérios básicos sua contribuição às propostas dos EDIS e/ou ao tema do evento, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica, no caso de comunicações orais e pôsteres.

 

FORMATAÇÃO: (UTILIZE O MODELO DISPONIBILIZADO EM CADA MODALIDADE)

 

  1. Logo abaixo do título do trabalho, saltando uma linha, à direita, o(a/s) autor(a/s) deverá(ão) fornecer o nome completo, dados relativos a sua maior titulação, instituição e área em que atua, bem como indicar o endereço eletrônico. No caso de comunicações orais, antes do e-mail, deverá ser indicado o EDI para o qual o trabalho se destina (número e título).
  2. Os trabalhos (inclusive títulos e seções) deverão ser salvos em formato/extensão PDF (Adobe Reader), usar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Margens: Superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm. Sem espaçamento entre parágrafos.
  3. Deverá ser utilizado negrito e MAIÚSCULAS para o título principal, e negrito e Maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.
  4. A transcrição de falas colhidas em pesquisas e que forem apresentadas no texto deverão ser transcritas seguindo as orientações das normas da ABNT atualizada para citações diretas, sendo destacadas em itálico.
  5. As referências deverão conter exclusivamente os(as) autores(as) e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT e em caso de trabalhos de estrangeiros, a APA. Trabalhos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para avaliação e publicação (com exceção dos Relatos de Experiências, que não tem a obrigatoriedade de conter referências, a não ser que se utilize de citações).
  6. As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecerem no fim da página em que foi referenciada (usar comando automático do editor de textos).


O estabelecimento das normas para apresentações tem como objetivo a uniformidade e a qualidade das publicações nos Anais. As normas discorrem sobre critérios para avaliação dos trabalhos e aqueles que não se adequarem ao formato estabelecido não serão aceitos para apresentação e, tampouco, para publicação, sendo eliminados na primeira etapa. É importante ressaltar que é de responsabilidade dos(as) participantes garantir a qualidade dos textos apresentados, no que se refere à forma e ao conteúdo, bem como prepararem-se para a apresentação dos trabalhos e participar do evento.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores(as), mesmo na condição de orientador(a).

Todos/as os/as autores/as deverão se inscrever, porém, apenas o/a primeiro/a autor/a enviará o trabalho.

Quantidade máxima de trabalhos como autor principal: 2 (dois).
Quantidade máxima de trabalhos como coautor: 3 (três).

As propostas dos Comunicação Oral, Pôsteres e Relatos de Experiências serão avaliadas pelos(as) coordenadores(as) dos respectivos EDIS, para os quais serão enviados os trabalhos:

Não há necessidade de pagamento prévio da inscrição para a submissão de trabalhos em nenhuma modalidade de participação. O pagamento das inscrições é obrigatório apenas para aqueles(as) que tiverem os trabalhos aprovados ou queiram participar com obtenção de certificação como ouvintes.

IMPORTANTE:

  1. Em nenhuma circunstância haverá devolução de valores pagos na inscrição.
  2. É obrigatório o pagamento da inscrição, por todos(as) os(as) autores(as), para apresentação e publicação dos trabalhos nos Anais do evento, em quaisquer modalidades. Esse pagamento deve ser feito, impreterivelmente, até a data limite apontada nas orientações.
  3. Somente receberá certificado o(a/s) autor(a/s) que estiver(em) presente(s) no evento, no momento da apresentação do trabalho.
  4. Os Anais serão disponibilizados após o evento, apenas com os trabalhos aceitos e que os autores estivem com as inscrições concluídas.
  5. Os(as) interessados(as) em participar do evento como ouvintes que desejem o certificado de participação poderão se inscrever até o limite de vagas disponíveis, mediante o pagamento da inscrição.
  6. O texto completo deverá constar na área de participante da autoria até o dia 30 de abril de 2018.

ATENÇÃO: salve o arquivo em formato/extensão PDF (Adobe) e siga as orientações sobre o nome a ser dado para o arquivo enviado.

A submissão de trabalhos para esta modalidade se fará até 15 de março de 2018.

Cada proposta poderá ser encaminhada a apenas um EDI. Uma vez encaminhada, não será permitida a substituição de EDI. (Isso não impede o envio de outras propostas)

Caso algum EDI seja cancelado, os trabalhos enviados e aprovados para ele serão remanejados para outro EDI.

ATENÇÃO: todos(as) os(as) autores(as) do trabalho deverão estar inscritos(as) e com pagamento efetuado para que o trabalho possa ser apresentado no evento e publicado nos Anais. Somente receberá certificado de apresentação do trabalho o(a) autor(a) que estiver presente no momento da apresentação.

Para a inscrição a autoria deverá apresentar apenas o resumo entre 8 e 10 linhas. O texto completo deverá constar na área de participante da autoria até o dia 15 de abril de 2018.

O texto deverá ter no mínimo 10.000 e no máximo 15.000 caracteres com espaço, incluindo:

  1. título
  2. nome do(a/s) autor(a/s) (até três autores(as))
  3. dados relativos a sua maior titulação
  4. instituição de origem
  5. EDIS a que se destina
  6. e-mail(s) para contato
  7. resumo (deverá ter entre 8 e 10 linhas)
  8. cinco palavras-chave
  9. em seguida, o texto do trabalho (veja o modelo disponibilizado).

 

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

O Comitê Organizador encaminhará os trabalhos que atendam às normas de formatação para os(as) coordenadores(as) dos EDIS para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será encaminhada até de 16 de março de 2018, para os e-mails que constarem na ficha de inscrição.

ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores(as) serão eliminados.

Com o trabalho aprovado, o(a/s) autor(a/s) deverá(ão) efetivar o pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 13 de março estendido até o dia 15 de março de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados nos Anais desde que sejam devidamente apresentados no evento. Os Anais serão disponibilizados após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.


Modelo de Comunicação Oral (.doc)

Para a padronização dos artigos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

Todos(as) os(as) autores(as) do trabalho deverão estar inscritos(as) e com pagamento efetuado para que o trabalho possa ser apresentado no evento.

O trabalho que dará origem ao pôster deverá ser apresentado na forma de resumo expandido e ter entre 4.000 a 6.000 caracteres com espaço, incluindo:

 

  1. título
  2. nome do(a/s) autor(a/s) (até três autores(as))
  3. dados relativos a sua maior titulação
  4. instituição de origem
  5. e-mail(s) para contato
  6. texto do resumo

 

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

O Comitê Organizador encaminhará os resumos que atendam às normas de formatação ao Comitê Científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será encaminhada até 16 de março de 2018, para os e-mails que constarem na ficha de inscrição. Os resultados também serão divulgados na área de participante.

ATENÇÃO: os resumos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores(as) serão eliminados. No caso de autores(as) aparecerem em mais de dois trabalhos, serão consideradas as duas primeiras propostas e será retirado o nome do(a) autor(a) nessa condição.

Com o resumo aprovado, o(a/s) autor(a/s) deverá(ão) efetivar o pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 13 de março estendido até o dia 15 de março de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais desde que sejam devidamente apresentados no evento. Os Anais serão disponibilizados após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.

A confecção do pôster deverá possuir, obrigatoriamente, os seguintes itens: 

a) Título do trabalho 
b) Nome do(a)(s) autor(a)(s) e instituição a que pertence(m) 
c) E-mail(s) de contato 
d) Agência ou Instituição Financiadora (se houver) 

O pôster deverá ter as medidas de 1,30 m de altura e 1,00 m de largura. Deverá privilegiar fragmentos curtos de texto, enfatizando imagens e outros elementos. É importante ressaltar que o conteúdo do pôster deve estar visível a uma distância de 1 m.

Caso não sejam seguidas essas orientações o trabalho não receberá certificado de apresentação.


Modelo de Pôster (.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

Os Relatos de Experiência supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. Os relatos poderão ser encaminhados para uma das três categorias a seguir:

 

  1. Práticas escolares, universitárias e de formação docente: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, etc.) ou produção de materiais pedagógicos desenvolvidos por profissionais que atuam na educação básica ou nas universidades para a abordagem de temas ligados às diversidades sexuais e de gêneros nas escolas e nas iniciativas de formação docente (inicial e continuada).
  2. Ativismos e os movimentos sociais: diz respeito a iniciativas de trabalho (atividades, projetos, intervenções, etc.) de grupos e coletivos no interior dos temas debatidos neste evento.
  3. Produções culturais e artísticas: diz respeito ao relato sobre produções no âmbito das mídias (filmes, vídeos, etc.), artefatos culturais (revistas, livros, livros infantis, etc.) e produções artísticas diversas (fotografia, performance, etc.) envolvendo temas ligados a este evento.

A submissão de trabalhos para esta modalidade se dará até 15 de março de 2018. Cada proposta poderá ser encaminhada a apenas uma categoria. Uma vez encaminhada, não será permitida a substituição de categoria.

ATENÇÃO: todos(as) os(as) autores(as) do trabalho deverão estar inscritos(as) e com pagamento efetuado para que o trabalho possa ser apresentado no evento e publicado nos Anais.

Somente receberá certificado de apresentação do trabalho o(a) autor(a) que estiver presente no momento da apresentação.

O trabalho deverá ter no mínimo 10.000 e no máximo 15.000 caracteres com espaço, incluindo:

 

  1. título;
  2. nome do(a/s) autor(a/s) (até três autores(as));
  3. dados relativos a sua maior titulação;
  4. instituição de origem;
  5. e-mail(s) para contato;
  6. categoria a que se destina (entre as três delimitadas);
  7. o texto do trabalho (veja o modelo disponibilizado).

 

Somente será contabilizado no número de caracteres o texto do trabalho (os demais elementos não contarão). As referências estão incluídas na contagem dos caracteres.

O Comitê Organizador encaminhará os trabalhos que atendam às normas de formatação ao comitê científico para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será encaminhada até de 05 de março de 2018, para os e-mails que constarem na ficha de inscrição. Os resultados também serão divulgados na área de participante.

ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação, apresentarem mais de três autores(as) serão eliminados.

Com o trabalho aprovado, o(a/s) autor(a/s) deverá(ão) efetivar o pagamento de sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 13 de março de 2018 estendido até o dia 15 de março de 2018, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados nos Anais desde que sejam devidamente apresentados no evento. Os Anais serão disponibilizados após o evento, apenas com os trabalhos apresentados.


Modelo de Relato de Experiência (.doc)

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS:

O Artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetiva), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões e Referências (As citações e as referências no texto devem seguir as normas de ABNT).

Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco após a indicação de autoria do trabalho.

Afiliação autores: inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco após a indicação da afiliação.

O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) páginas. O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12, justificado e espaçamento 1,5.
Deverá ser utilizado negrito e MAIÚSCULAS para o título principal, e negrito e Maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.

A transcrição de falas colhidas em pesquisas e que forem apresentadas no texto deverão ser transcritas seguindo as orientações das normas da ABNT atualizada para citações diretas, sendo destacadas em itálico.
As referências deverão conter exclusivamente os(as) autores(as) e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT e em caso de trabalhos de estrangeiros, a APA.

Trabalhos que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão considerados para avaliação e publicação (com exceção dos Relatos de Experiências, que não tem a obrigatoriedade de conter referências, a não ser que se utilize de citações).


As notas de rodapé deverão ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecerem no fim da página em que foi referenciada (usar comando automático do editor de textos).
Após o término da escrita e verificação completa do texto, resguardando a qualidade linguística e verificando as normas de formatação, salve o arquivo em formato/extensão PDF (Adobe) com o seguinte nome: SENACORPUS_CO_ST_nome do primeiro/a autor/a (Exemplo: SENACORPUS_CO_14_MarcioSilva).

O Comitê Organizador encaminhará os trabalhos que atendam às normas de formatação para os(as) coordenadores(as) dos EDIS para avaliação das propostas. A resposta da avaliação será encaminhada para os e-mails que constarem na ficha de inscrição.

Com o trabalho aprovado, o(a/s) autor(a/s) deverá(ão) efetivar o pagamento de sua inscrição, sob pena de o trabalho não ser apresentado e publicado. Os textos aprovados serão publicados no e-book desde que sejam devidamente apresentados no evento. O e-book será disponibilizado após o evento, apenas com os trabalhos apresentados


 ATENÇÃO: os trabalhos que não atenderem às normas de formatação ou apresentarem mais de três autores(as) serão eliminados. 


Modelo da Norma(.doc)

Para a padronização dos artigos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo

Educação, Cultura e Diferenças